Eventos

No passado dia 12 de Setembro, uma importante delegação do Ministério da Construção visitou a província do Namibe. Chefiada pelo titular da pasta, o Exmo. Sr. Engº Waldemar Pires Alexandre, esta delegação fez-se representar – entre outros – pelo Secretário de Estado, Engº António Teixeira Flor, e pelos seus diretores nacionais das obras de engenharia e de infra-estruturas, os Eng.ºs Kilele Wa Tshama e Carlos Rocha.

Nesta visita de trabalho, que contou ainda com a ilustre presença do Secretário de Estado do Ministério das Finanças, todos os presentes foram recebidos e acompanhados pelo Sr. Governador do Namibe, Dr. Rui Falcão, pelo Sr. Vice-Governador, Alcides Cabral, e pela Sr.ª Vice-Governadora, Maria dos Anjos Mahove – para além de todos os restantes responsáveis provinciais das várias direcções provinciais.

Após as formalidades protocolares no aeroporto e degustação do pequeno-almoço, a extensa comitiva deslocou-se ao local da obra da nova ponte sobre o rio Giraúl de Cima. No local foi recebida pela administração da SEOP, liderada pelo Dr. Ivan Morais e demais colegas da sede, tendo ainda sido dedicado algum tempo para que o Engº Kilele Wa Tshama prestasse as informações necessárias.

Deu-se então início à visita, tendo sido percorrida a pé toda a extensão da obra. Durante o percurso, o Engº Xana foi fornecendo todo o tipo de informações relativamente à obra executada, assim como foram respondidas todas as questões apresentadas pelo Exmo. Sr. Ministro Waldemar Pires Alexandre.

Nas várias paragens efectuadas ao longo da obra, fez-se questão de observar as zonas específicas da Estrada Nacional 280 que dão acesso à ponte que liga as cidades do Lubango ao Namibe. A observação destes locais teve o intuito de se abordar tecnicamente as propostas feitas pela SEOP para a intervenção e reparação do pavimento da zona da pequena Leba, tal como para uma intervenção mais profunda que se pretende realizar: a alteração completa do traçado de acesso à ponte no sentido Lubango-Namibe.

Em jeito de resumo, pode-se afirmar que a visita foi coroada de êxito. De referir que a SEOP materializará as sugestões passadas no terreno pelo titular da pasta do Ministério da Construção. A SEOP irá também rever os traçados anteriores já estudados, da mesma forma que será ainda quantificada a intervenção agora solicitada na reparação e intervenção do pavimento e guardas metálias da zona da pequena Leba.

Referentemente aos trabalhos que serão realizados pela SEOP, foi ainda solicitado um novo enquadramento financeiro aos mesmos. Tal pedido irá exigir um novo aprofundamento relativamente a esta matéria.

Em termos de expectativa, é desejo do Ministério, através da DNOE, que ainda no corrente mês de Setembro sejam apresentados, pela SEOP, os novos dossiers contemplando as devidas alterações técnicas para que se atinjam as solicitações e recomendações passadas.

 

Em visita de trabalho à província, o Exmo. Sr. Ministro Waldemar Pires Alexandre afirmou que está a verificar o grau de desenvolvimento físico das empreitadas na província, sob tutela do seu Ministério.

 

“Nesta cidade, visitámos fundamentalmente uma obra que está na sua fase conclusiva. Trata-se da nova ponte sobre o rio Giraúl de Cima, cujo grau de execução física está acima dos 90% e auguramos que este ano possa ser inaugurada”, afirmou o Ministro.

 

“Estas são obras, todas elas, inseridas nos projectos prioritários do Ministério da Construção estão a decorrer com toda a normalidade. Temos a plena convicção de que estes trabalhos deverão ser concluídos dentro dos prazos preconizados”, garantiu.

 

Sobre a sinalização da nova ponte sobre o rio Giraúl de Cima, afirmou que os trabalhos estão em fase de execução e que merecerão um cronograma de execução física que foi realizado no mesmo projecto.

 

“Quanto à sua iluminação, é um assunto que está a ser tratado noutro fórum, mas que já foi feita a aquisição dos meios para a execução destes trabalhos”, declarou.

 

Referiu ainda que a estrada que liga a nova ponte com a zona da Leba sofrerá, nos próximos tempos, pequenas alterações no seu traçado de forma a evitar-se o número de acidentes.